terça-feira, 10 de novembro de 2009

Insatisfação com uma epifania como combustível

Aconteceu-me há tempos ter-me abestecido desse combustível que é uma epifania. Quem já as teve sabe do que estou a falar. Aquele momento em que pensamos que chegámos finalmente àquele que é o verdadeiro busílis da questão que nos tem atormentado e que no fundo é tão simples, diacho! É uma sensação libertadora, devo dizer. Na minha modestamente curta vida já tive alguns momentos assim em que a resposta entra devagarinho nas minhas cogitações (não adoram esta palavra?) e faz uma entrada de tal maneira rompante que até ficamos abananados.

O curioso desta vez não foi o conteúdo, nem tão-pouco a forma, mas o contexto em que me encontrava. Estava alcoolizado, mas até aqui nada de tão estranho quanto isso, já várias vezes assisti ao poder que o álcool tem de libertar coisas escondidas nos cantos mais recôndidos da mente humana. O verdadeiramente estranho é que me encontrava em plena Latada. Qualquer estudante compreende a estranheza da coisa: mas quem raio se lembra de ter uma epifania na Latada?? Isso é sequer possível? Aparentemente sim. E isto teve outro efeito de estranheza elevada ao máximo. Há um facto inelutável em todo o tipo de festas académicas: ou bem que se está no espírito ou bem que só nos apetece ir para casa que hoje não estou para aturar bêbedos e esta coisa a que chamam de música. Pois bem que não estava no espírito da coisa e consegui sentir-me bem lá dentro, numa espécie de estado contemplativo que me satisfazia deveras.

Cheguei então à conclusão de que me sentia insatisfeito, mais especificamente ao nível cultural. A verdade é que gosto de pensar que sou uma pessoa com um nível cultural bastante aceitável, mas a verdade é que descobri dentro de mim uma enorme vontade de descobrir, dar um bocado a volta às coisas que estão à minha volta. Ler mais livros, ver mais filmes, ouvir mais música, tudo! Sentia uma enorme fome de aproveitar melhor o meu tempo! Resultado: fiz um grande corte na televisão. Nada contra a televisão em si, desde cedo que aprendi muita coisa à custa dela, mas a verdade é que se torna um grande perigo de se desembocar de modo automático no sofá e criar raízes (pessoalmente sinto esse perigo). Se isto vai ou não dar frutos, logo se vê.

Esta minha experiência levou-me a outra conclusão: é bom estar insatisfeito. Quando se está satisfeito as coisas estão bem simplesmente como elas estão, é sempre mais do mesmo. Estar insatisfeito é sinónimo de querer mudar, querer mais, evoluir. Quando se está satisfeito simplesmente está-se estanque, a boiar no meio da piscina.

Sem comentários: